No âmbito da 3.ª edição da FARM – Festival Agrícola e Repentista da Madeira, duas turmas da EBS/PE/C Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, dos cursos de Turismo (TUR) e de Turismo Ambiental e Rural (TAR), tiveram a oportunidade de realizar uma visita a duas explorações vitivinícolas, nas freguesias de São Jorge e da Ilha.
Esta iniciativa permitiu aos alunos conhecer de perto a realidade da produção vitivinícola, contactando diretamente com o trabalho desenvolvido pelos produtores e as diferentes etapas que fazem parte de todo o processo. Durante as visitas, os alunos ficaram a conhecer as diferentes castas cultivadas em São Jorge e Ilha, as características de cada uma e os cuidados necessários ao longo do seu desenvolvimento, desde a plantação e crescimento das videiras até à vindima e às diferentes fases de transformação da uva.
Os jovens tiveram ainda a oportunidade de conhecer as principais dificuldades e potencialidades do setor vitivinícola, com particular destaque para o enoturismo e para o seu contributo na valorização dos produtos e do território.
O Município de Santana agradece ao Sr. Manuel Pedro, Srª Maria Piedade, à Dra. Susanne Pedro, ao Eng.º Pedro Lima e à empresa Blandy’s pela disponibilidade, pelo acolhimento e por terem aceite o convite para participar nesta iniciativa, abrindo as portas das suas explorações e proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem e contacto direto com a realidade do setor vitivinícola.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui
