Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%

Portal Municipal de Santana

ir para conteudo

Observação de Aves

A grande diversidade paisagística de que Santana é possuidora, aliada à existência de espécimes de grande interesse ao nível da avifauna, nomeadamente aves endémicas como o pombo trocaz e a freira-da-madeira, fazem deste concelho um sítio ideal para a prática de observação de aves, fazendo as delícias de ornitorrincos regionais, nacionais e até internacionais.

Locais:

Rocha do Navio

O sítio da Rocha do Navio apresenta algum potencial para a observação de aves devido à existência de diversas espécies de passeriformes que ocorrem nos campos agrícolas localizados na fajã junto ao mar.

Foz da Ribeira do Faial

Apesar de ainda ser pouco conhecido entre os observadores de aves, a Foz da Ribeira do Faial tem se revelado um excelente local para a observação de aves migradoras.

Parque Florestal das Queimadas

O Parque Florestal das Queimadas apresenta condições favoráveis à observação de aves endémicas e possui, inclusive, algumas estruturas de apoio para a realização de observação de aves.

Achada do Teixeira

A zona da Achada do Teixeira é favorável para a observação duas espécies de aves que apenas ocorrem na Madeira e nas Canárias, o corre-caminhos (Anthus berthelotti maderensis), o andorinhão-da-serra (Apus unicolor) e o Canário-da-terra (Serinus canaria canaria)

Fajã da Nogueira

A Fajã da Nogueira é um dos locais mais procurados para a observação de espécies endémicas como o pombo trocaz (Columba trocaz) e o bisbis (Regulus madeirensis).

Balcões

Em plena floresta Laurissilva, a área dos Balcões constitui um dos melhores locais para a observação de aves endémicas, nomeadamente o pombo trocaz (Columba trocaz) e o bisbis (Regulus madeirensis), bem como de tentilhões (Fringilla coelebs maderensis) e de papinhos (Rithacus rubecula rubecula).

Pico do Arieiro

O Pico do Areeiro constitui um dos maiores destaques, no que diz respeito à observação de aves, visto que este integra a área de nidificação da freira-da-madeira, uma das aves mais emblemáticas da ilha da Madeira.

Tentilhao

Tentilhão (Fringilla coelebs maderensis)

Canario_Terra

Canário-da-terra (Serinus canaria canaria)

Freira_Madeira

Canário-da-terra (Serinus canaria canaria)

Observação de estrelas

A ilha da Madeira e a costa norte em particular apresentam condições ótimas para a observação de estrelas, para além dos fáceis acessos às zonas altas, Santana apresenta condições meteorológicas bastante favoráveis à prática da astronomia do ótico bem como uma boa transparência atmosférica e ausência de poluição luminosa.

Vários estudos (McInnes, B. (1981), QJRAS, 22, 266 e Smith, F. G. (1981), QJRAS, 22,254) apontam mesmo o sítio da Achada do Teixeira, em Santana como um dos melhores lugares para a observação de estrelas do hemisfério norte.

Atualmente a Associação de Astrónomos Amadores da Madeira realiza sessões de astronomia em diversos locais da ilha, inclusivamente em Santana, potenciando desta forma um novo nicho de mercado relacionado com turismo científico na ilha da Madeira.

Achada_do_Teixeira

Foto: Carlos Rodrigues

Geocaching

Com a popularização dos smartphones, o geocaching tornou-se uma modalidade acessível a todos os amantes de atividades em natureza, na busca das várias geocaches espalhadas pelo concelho.

Esta busca ao tesouro dos tempos modernos leva os seus praticantes (geocachers) a percorrer Santana em busca das geocaches escondidas, desde locais turísticos até recantos isolados, desfrutando simultaneamente das belas paisagens que preenchem o horizonte.

Geocaching

Logótipo do Geocaching

As geocaches são pequenos recipientes que contêm alguns objetos e um bloco onde os geocacheres anteriores registam a sua descoberta. Da localização das geocaches só se conhece as suas coordenadas, e através de um GPS ou de um smartphone os geocacheres tentam localiza-la e partilham a sua descoberta com a comunidade de geocacheres na internet.

Para se tornar um geocache é necessário proceder ao registo e selecionar a geocache que pretende encontrar, introduzir as coordenadas no GPS e partir à descoberta.

Descubra mais sobre o Geocaching com o seguinte vídeo

Consulte ainda o blog Geocaching Madeira

Notícias e destaques

Camara_Municipal_de_Santana